Moldura Minuto participa de 3º Edição da Semana Criativa de Tiradentes

Festival é um dos principais do país em criatividade, design e arte

João Bertholini é formado em Jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero, com Extensão em História Social da Arte, pela PUC-SP.  Já atuou assistente de fotografia da revista da Quem Acontece, assistente da redação da Revista Época e coordenador de fotografia do Jornal Valor Econômico online.

Com um olhar sensível e a técnica precisa, suas obras retratam de forma sensitiva histórias, instantes e detalhes bem particulares do cotidiano.


O fotógrafo e jornalista João Bertholini 

Entre os dias 17 e 20 de outubro aconteceu a 3º Edição da Semana Criativa de Tiradentes. O evento apresentou uma extensa programação que inclui 13 palestras, 4 lançamentos de livros, 5 exposições, oficinas, workshops e talks, além de uma série de eventos paralelos organizados por lojistas e artistas da cidade.  As atividades foram realizadas em casarões e espaços peculiares que fazem parte das charmosas e históricas ruas do município mineiro.

Em meio a tantas atrações, um dos destaques foi a Exposição Portas Abençoadas, que aconteceu no Sesiminas, e que retrata um pouco da fé e tradição de uma cidade repleta de história. A exposição apresenta 9 quadros com fotografias de João Bertholini, que retratam fachadas da cidade com uma peculiar intervenção: colagens das cruzes feitas de papel crepom pela artesã local Lilia Fonseca.  


As cruzes representam uma tradição em Tiradentes e são feitas por Lilia, principalmente, em uma determinada época do ano – em maio, mês de Nossa Senhora.  Neste período, as pessoas compram o item e colocam nas portas de suas casas. Segundo o costume, quando Nossa Senhora passa por essas casas, as abençoa e as livra do mal olhado. 

Assim, a exposição trouxe as fotos das portas e janelas com a cruz real aplicada nelas. Os quadros foram confeccionados com muito carinho e cuidado pela Moldura Minuto. Para comportar as colagens das cruzes, as molduras foram feitas em formato de caixote, com aproximadamente 7 cm de profundidade. 

As fotografias exclusivas são um registro poético de um costume tradicional, exibido de forma contemporânea.


 “A importância da Semana Criativa de Tiradentes se revela na atualidade das discussões colocadas em torno da arte, do design e da arquitetura. Cria um espaço de ideias, de compartilhar experiências e visões sobre estes temas que podem se espalhar por cantos do país. O evento valoriza a cultura, ao mesmo tempo que a pensa integrada com o mundo contemporâneo”, diz Somnia Carvalho, franqueada da MM Galeria Paulista, onde os quadros foram confeccionados.


O Festival Criativo de Tiradentes é um projeto idealizado pela jornalista Simone Quintas e por Júnior Guimarães, produtor de eventos há 17 anos.

Para a Moldura Minuto foi um enorme prazer poder fazer parte deste evento tão importante para a cultura, arte e design do país, afinal, a arte é o que nos move e, para nós, ela deve estar em todos os lugares. 

 


Loading...

Carregando...