Pedro Jardim de Mattos inaugura exposição Cadê a Bola? no Rio de Janeiro

Pedro é carioca e este talvez seja o detalhe que mais norteia e caracteriza seu trabalho. O interesse pela fotografia surgiu na adolescência e aos 16 anos já frequentava o Centro Universitário de Fotografia da PUC Rio. Já são mais de 25 anos de carreira.

Após morar três anos em Londres e nove em Lisboa, retornou à cidade maravilhosa para viver e ter sua base no intervalo de suas viagens ao redor do mundo. Justamente esse olhar simultâneo de nativo e peregrino que diferencia seu trabalho. Cada vez que retorna de países distintos, adquire um novo olhar, como se o Rio fosse visto de fora. A cada retorno paisagens e pessoas se reinventam.

Foi o primeiro fotógrafo brasileiro a expor no Sudão, no King Al FaisalInstitute, em 2012. Seus trabalhos participaram de diversas exposições, entre elas no AC Palacio Del Retiro de Madrid, em 2012, no Centro Cultural da Justiça Federal, em 2013 e 2014 ,no HatfieldGallery, no Colorado, em 2015, além de Berlim, Acra e, em 2018, em Paris. 

Em sua mais nova exposição, Pedro manteve justamente esse olhar peculiar sobre a rotina carioca, desta vez retratando os tão familiares jogos de futebol de areia. Na obras é possível identificar o seu estilo, que entrelaça ao olhar doses de alegria, sensualidade e movimento.

O fotógrafo Pedro Jardim de Mattos diante dos quadros na exposição Cadê a Bola? 

No dia 25 de setembro, foi inaugurada a exposição Cadê a Bola? de Pedro Jardim de Mattos, na Galeria Gilson Martins, no Rio de Janeiro. 

Não há nada que retrate mais o Rio de Janeiro do que o mar, a areia e o sol. E é justamente este cenário carioca o palco para os homens que suam sensualidade a partir do jogo de praia, conhecido como Altinha , onde só não é permitido deixar a bola cair e tocá-la com as mãos.

E são através das mãos e da câmera de Pedro que são capturados as inusitadas posições de corpos que se retesam e contorcem, voam, caem, levantam e rodopiam para que a bola não chegue ao chão. Mas, afinal, CADÊ A BOLA?

Exposição Cadê a Bola? na Galeria Gilson Martins

Este elemento fundamental no jogo é justamente o que não precisa aparecer, pois é o corpo o protagonista da imagem. Os corpos de homens em posturas incomuns, sem pose ou trejeito estudado, no esforço da jogada criativa para manter a bola no ar. Pés, cabeça, pernas, ombros, peito, costas, quadril são as superfícies tocadas pela bola e que tocam o olhar do fotógrafo para estancar um instante de suas expressividades lúdicas e estéticas.

E qual a melhor jogada? A fotografia em preto e branco clássico ou no colorido das peles e sungas em fundo azul? Imagem com dimensão retangular ou quadrada? Figura inteira ou aproximada? As variações e possibilidades são postas para o vedor examinar, refletir e escolher.

Mas não há uma competição, penalidade ou impedimento, o prazer está em jogar. Cada imagem inspira e transpira sua particularidade a partir de corpos em meio aos passes que se expõem em quase nudez, exibindo a carnalidade presente e possível num simples jogo à beira mar e a partir da densa e instigante visão oferecida pelo fotógrafo, sempre atento à poética reveladora das pessoas e suas fisicalidades.

Pedro Jardim recebe convidados na inauguração da exposição 

A Moldura Minuto teve o prazer de ser a escolhida para confeccionar os quadros que fazem parte da exposição. Com a qualidade e carinho de sempre, mais de 20 peças foram emolduradas, para que a experiência do olhar fosse ainda mais inebriante.  

                                      Exposição Cadê a Bola? na Galeria Gilson Martins

Em Cadê a Bola? o jogo é percorrer as imagens e deixar que nos guiem no prazer de vê-las e perceber as variantes vertentes dos corpos que sabem exatamente onde está a bola.

 (Texto adaptado de Marize Malta – Escola de Belas Artes da UFRJ)

Serviço:

Exposição Cadê a Bola? Pedro Jardim de Mattos.

Quando: De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 20h00. Sábado das 10h00 às 18h00. 

Onde: Galeria Gilson Martins. Avenida Nossa Senhora de Copacabana, n° 995. Rio de Janeiro.  


Loading...

Carregando...