Especial Dia das Crianças: O papel do brincar na decoração, por Maite Maiani

Maite Maiani é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP, pós- graduada em Design de Interiores também pela FAAP e Especializada em Design de Móveis pelo Istituto Europeo di Design em Milão e Itália.  Com vasta experiência na área, é especialista em arquitetura moderna/contemporânea e neoclássica.  É ganhadora de prêmios importantes, como o Prêmio de Excelência Profissional, do CREA, em 2005, o Mãos e Mentes que Brilham, em 2010, e o Prêmio de Melhor projeto CASACOR 2011 – KIDS. 

Seus projetos são reconhecidamente diferenciados e singulares, além de cuidadosamente trabalhados e lapidados com critérios técnicos apurados e competências e serviços de excelência de sua equipe.

A arquiteta Maite Maiani 

O brincar é elemento fundamental no desenvolvimento de todas as crianças, uma vez que é através da brincadeira que os pequenos fazem a leitura do mundo e começam a aprender a lidar com o meio em que vivem.

Além disso, a brincadeira povoa o imaginário, enriquecendo o universo e as experiências. Neste sentido, é muito importante que o ambiente desenvolvido especialmente para a criança contenha elementos que estimule ela a brincar. 

Foi exatamente esta a ideia principal do projeto de Maite Maiani, um quarto de menina que recebeu o prêmio de Melhor Projeto CASACOR 2011 – Kids. 

“A ideia era fazer um quarto para uma criança bem romântica, que tem entre 4 e 5 anos e cujo a magia ainda está aflorada no imaginário. Queria resgatar esta questão do brincar, porque nos tempos modernos muitas crianças já não brincam, imersas num universo de iPads e vídeo-games”, explica Maite.


Justamente para trazer as brincadeiras para o décor, a arquiteta utilizou elementos como casinha, bercinho e boneca.

Outro ponto importante do projeto é a arquitetura mais provençal, que ressalta esta atmosfera romântica. A curiosidade é que o azul é bastante utilizado, quebrando a falsa premissa de que a cor é própria apenas para meninos.


“Queria incorporar o azul para mostrar que esta diferenciação não deve existir. O tom azul acinzentado não mudou o clima super feminino do ambiente”, ressalta a arquiteta.

Além disso, por ser uma cor fria o espaço não fica pesado, ao contrário, o azul acrescenta leveza, para que a criança tenha o prazer de ficar dentro do quarto, diferente de cores quentes, como amarelo e vermelho, que não são tons tão prazerosos dentro de um ambiente infantil. 


No projeto desenvolvido para a CASACOR 2014, Maite também priorizou o brincar. Em uma área de 240m², dividida em dois ambientes, a arquiteta uniu a rusticidade do Batman com a força e delicadeza da Mulher Maravilha. É importante ressaltar que, o projeto precisou passar por critérios da Warner Bros - detentora dos direitos e distribuição de ambos os personagens -, o que impossibilitou Maite de criar os dois ambientes juntos. 



Assim, na parte dedicada ao homem-morcego, o destaque fica por conta do batmóvel, exposto dentro de uma caverna. Mesa de pebolim customizada, revestimentos que imitam chapas de aço e a cuba da Deca apoiada em velhos pneus, dão a sensação de que o ambiente é, na verdade, um refúgio.  E era exatamente esta a ideia, trazer a característica rústica, ressaltada pelo uso de aço, unida a dinâmica do personagem, que envolve a questão da caverna, de um esconderijo e do mistério das passagens secretas. Tudo que remete a história vivida pelo homem-morcego nos quadrinhos. 

Já no ambiente da Mulher Maravilha, equipamentos de ginástica, que exploram a força e a coragem da personagem, se misturam a itens de beleza, equilibrando a vaidade com a força da heroína.  Repare que o brincar é mais uma vez resgatado, porém de uma forma lúdica, com a estrela em cordas, por exemplo, usadas para escaladas, que transmite essa ideia de força tão característica da personagem. 


Quadros temáticos complementam a personalidade dos ambientes, além de acrescentarem charme aos espaços. Além disso, as peças ilustram literalmente a questão da história em quadrinhos. 

Assim, em todos os projetos de Maite, vemos que é possível unir o conforto, o bom gosto e o incentivo a brincadeiras nos ambientes infantis, fazendo com que a infância seja sempre lembrada como um dos lugares mais felizes da memória. 

Inspire-se! 


 


 

 


Loading...

Carregando...