Como decorar de forma chic, despojada e prática, com Patrícia Westphal

Patrícia Westphal é formada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Mackenzie. Com mais de 20 anos de experiência no mercado residencial, seus projetos imprimem todo o seu foco em funcionalidade, contexto, harmonia e qualidade de vida. A frente do escritório que leva seu nome, Patrícia coloca seu olhar em cada detalhe para o bem-estar, conforto e sofisticação de seus clientes. Unido a isso, o desejo de contribuir para o viver bem de cada pessoa norteia essas mais de duas décadas de carreira. 


A arquiteta Patrícia Westphal 

Um apartamento antigo no bairro do Itaim precisava ser projetado para atender as necessidades de um casal jovem e suas 3 filhas.  Como a família gosta muito de receber os amigos, a ideia era que a decoração fosse prática, despojada e ao mesmo tempo atual e atemporal. 

A partir desta premissa, a arquiteta Patrícia Westphal e sua equipe desenvolveram o projeto, que conta com o uso significativo de madeira, inclusive no revestimento de algumas paredes. Este material facilita a manutenção, além de dar um efeito visual refinado e trazer muito aconchego aos ambientes. A madeira Tauari foi a escolhida, por ser leve e clara.


No mobiliário, peças do Mobiliário brasileiro ganharam destaque. Entre eles, móveis de Aristeu Pires, Sergio Rodrigues e Fernando Prata. Tecidos claros e fibras naturais também foram escolhidos para compor a décor. 


Por ser uma cobertura e contar com espaço significativo, Patrícia prezou muito a interação com a área externa. Foi criado um jardim ao lado da escada, com portas de vidro retráteis, além da revitalização da piscina, que anteriormente havia sido substituída por uma pequena Jacuzzi.  Outro ponto interessante é que as portas que dão acesso ao terraço foram feitas com abertura total, garantindo assim grandes vãos, ventilação cruzada e muita luz natural!O resultado é um ambiente arejado, aconchegante e muito agradável. 


Como era de se esperar, quadros também ocupam um espaço de destaque no projeto. Patrícia fala, inclusive, sobre o efeito dessas peças no ambiente: “ Utilizar quadros, gravuras e fotografias traz personalidade à decoração, complementa os ambientes e inclui cor, movimento e, muitas vezes, um pouco da história da família”, diz. 


A arquiteta ressalta ainda que há diferentes formas de se utilizar quadros na decoração. “Com moldura ou sem, preso na parede ou apenas encostado, uma peça única ou uma composição bacana... É esta versatilidade que faz dos quadros elementos decorativos indispensáveis, pois transformam o ambiente, deixando-o mais aconchegante e bonito visualmente”, completa.


Neste sentido, destaque para a tela em azul, solicitada de forma especial pela família que ficasse em um ponto importante, de modo que fosse notada de qualquer ponto da cobertura. E o resultado não poderia ser melhor: a tela – pintada por um amigo da família –, ganhou notoriedade sendo posicionada no alto da escada.


Assim, através do projeto desenvolvido por Patrícia e sua equipe, vemos uma décor refinada, mas que não perde o conforto, a comodidade e o tom agradável que faz com que uma casa se transforme no melhor lugar para se estar: morar é viver bem. 

Inspire-se! 



Loading...

Carregando...