O “Príncipe do Plástico” é considerado uma lenda do design contemporâneo e seus projetos são marcados por cores vibrantes e formas inusitadas
Com mais de 4 mil projetos, 300 prêmios internacionais e trabalhando em mais de 40 países, Karim Rashid é uma verdadeira lenda do design contemporâneo. Descrito pela revista norte-americana Time como o “príncipe do plástico” e o “mais famoso designer industrial das Américas”, o estilo de suas artes é marcado pelo aspecto futurista e o intenso uso de cores e formas inusitadas.
Sua mente criativa é marcada pela versatilidade, transitando entre a concepção de mobiliário, iluminação, interiores, construção e arquitetura, instalações, moda, eletrodomésticos até a uma infinidade de produtos, de frascos de perfumes a utilidades domésticas e celulares. Karim é defensor do design democrático, no qual prega que belas peças devem estar ao alcance de todos. E neste contexto, o uso do plástico é a marca do seu conceito. “É um material que tem propriedades fenomenais. É durável, maleável, reciclável, flexível, leve e acessível para produzir produtos democráticos. O plástico pode ter qualquer cor, acabamento, forma, ou seja, tem infinitas possibilidades. ”, afirmou Karim à revista Time.
Peças consagradas de Karim Rashid
Além de produzir peças incríveis para marcas consagradas como Prada, Yahoo, Armani, Esdra Toshiba e Black & Decker, alguns de seus projetos premiados incluem artigos de luxo para grifes como Christofle, Veuve Clicquot e Alessi, móveis para Bonaldo e Vondom, iluminação para Artemide e FontanaArte. Podemos citar também produtos para Asus, Samsung, Kenzo e Hugo Boss. Dentre os projetos de interiores ao redor do mundo – inúmeros – estão o restaurante Morimoto, na Filadélfia, nos Estados Unidos; o Nhow hotel, em Berlim, na Alemanha; e a estação de metrô Universita, em Nápoles, na Itália; bem como design em exposições para marcas como a Audi.
Aqui no Brasil, o artista desenvolveu produtos como um sapato sensual para a Melissa, um aspirador de pó para a Brastemp e uma luminária para a ViaLight, entre outros. Confira algumas criações marcantes de Karin Rashid e se permita influenciar pelo seu estilo único!
Lixeira Garbino
Peça atraente e cheia de curvas que ressignificou a utilidade de produtos desse nicho. Seu nome é uma combinação da palavra lixo – garbage – e o nome da atriz Greta Garbo. Desde 1996, a lixeira é uma das atrações best-seller do MoMA– Museum of Modern Art.
Vaso Ego
Feita para a empresa MGlass, em 2003, a peça é moderna e inusitada. Em qualquer ângulo que se coloque o objeto, há sempre duas silhuetas humanas olhando para lados opostos. Karim Rashid projetou essa obra pensando em enaltecer o poder do indivíduo na economia.
Cadeira Koop
Inovadora e surpreendente, a cadeira Koop foi criada em 2012 por Karim Rashid para a empresa Martela. O mobiliário possui cores fortes, é confortável e a parte interna remete ao útero materno, referência de aconchego.
Iluminação KOBBLE
Um dos últimos lançamentos de Karim Rashid em 2021. A iluminação KOBBLE, feita para a marca Gantri, é uma série de lâmpadas para chão, parede e mesa, produzidas com alta tecnologia sustentável. Um produto revolucionário que prega a manufatura inteligente (apenas após o fechamento da venda), visando menos gastos e menos resíduos.
Como você pode perceber, Karim Rashid impressiona não só pela quantidade de obras que criou, mas pela sua alta capacidade de sempre fazer peças atuais, independentemente da época. É bem provável que você se depare com projetos criados por ele há 20 anos, que, ainda assim, parecerão futurísticos.
E que tal levar essa proposta para dentro de casa ou do escritório? Neste post, reunimos interiores idealizados por Karim Rashid para você se inspirar!
Projeto Karim Rashid 540: apartamento em Manhattan
Foto: Divulgação Karim Rashid
De acordo com a revista Casa Vogue, “O impacto de um espaço criado por Karim Rashid é grande. “Seu design é tão suave, estimulando constantemente os sentidos, que é capaz até de nos fazer esquecer os problemas.” E é exatamente o que esse apartamento planejado pelo artista ‘provoca’! O mobiliário cheio de curvas e desenhos, as luminárias futurísticas e os transmitem alegria e diversão. O resultado é um ambiente moderno e aconchegante.
Residência projetada por Karim Hashid
Foto: Karen Fuchs
Repare que os quadros estão sempre presentes nos projetos de Karim Rashid, exibidos em diferentes cores, formas e desenhos, mesmo com o intenso colorido do mobiliário, objetos e piso. E o detalhe do sofá Kinvas, então, rouba a cena! A peça irreverente foi produzida em 2011 pelo designer para a empresa italiana Valdichienti.
Clique aqui e veja como causar impacto na decoração por meio dos quadros!
Loft Chelsea em NY criado por Karim Rashid
Foto: Divulgação Karim Rashid
O ambiente deste loft é extremamente estimulante! As cores brilhantes trazem vivacidade e são uma ótima estratégia para criar pontos focais de iluminação, já que os tons em neon funcionam como refletores de luz. E quando contrastados com pequenos símbolos, como é o caso do e com a neutralidade das cores branco e preto conferem um décor clean, moderno e organizado, perfeito para o conceito de loft.
Condomínio em NY projetado por Karim Hashid
Foto: Divulgação Karim Rashid
Outro ambiente incrível elaborado pelo talentoso e criativo Karim Rashid. Não é à toa que ele se tornou um dos designers mais prolíficos do mundo! O artista compõe seus projetos com base na convicção de que as pessoas podem e devem viver em um mundo completamente diferente, repleto de lugares e coisas contemporâneas e inspiradoras. E certamente ele está no caminho certo para criar o mundo que procura. Você concorda?
Clique e inspire-se em quadros e molduras para você criar o seu décor contemporâneo e futurístico!
Um pouco mais sobre Karim Rashid
Karim Rashid nasceu no Cairo, Egito, em 1960. Filho de pai egípcio e mãe inglesa, foi criado no Canadá. Formou-se em desenho industrial no ano de 1982, pela Carleton University de Ottawa, e completou a pós-graduação na Itália. Atualmente reside em Nova York, onde mantém seu escritório.
Ao longo de sua carreira, já ganhou prêmios como o Red Dot Design, do Chicago Athenaeum Good Design; da I. D. Magazine Annual Design e IDSA Industrial Design Excellence Award. Sua última conquista foi a premiação mais importante para o design nos Estados Unidos, o American Prize for Design 2020. E não para por aí: cerca de 70 peças assinadas por ele fazem parte de coleções permanentes de 14 museus ao redor do mundo, entre eles o Museum of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque. Saiba mais sobre Karim Rashid!
Fontes:
Casa Vogue
Casa.com.br
Guia das Artes
Westwing
BoConcept
Casual Móveis Grupo
Blog MPD
Lumens
Revista Clichê