Conheça o trabalho autoral de Rosali Plentz

24 de janeiro de 2022

Designer de obras que combinam com todos os estilos de decoração, suas gravuras têm como fonte de inspiração o emaranhado urbano e seus contrastes

Rosali Plentz é artista plástica e designer de superfície. Especialista em pinturas confeccionadas em tela com tinta acrílica e gravuras em versões digitais, sua principal inspiração durante a concepção das obras é a paisagem da cidade, com sua linearidade, seus contrastes e sua constante mutação. O emaranhado urbano é quase sempre a linha de partida das suas criações. Além disso, a pesquisa estética de Rosali é marcada pela nuance de cores e tonalidades, construção geométrica, muitas vezes a repetição, mas sempre evidenciando a fragmentação, onde cada parte é importante para a formação do todo, não importando a técnica ou o veículo que a imagem é construída.

Na decoração de interiores, Plentz mostra que a arte emoldurada dá personalidade ao projeto, podendo transitar entre o design minimalista, over ou até mesmo figurativo. “O que importa é dar identidade ao espaço, refletindo nele nosso sentimento. Como eu trabalho com linhas, cores e planos, minhas obras se encaixam em qualquer tipo de ambiente, independente da proposta.” Além de peças expostas em algumas das principais mostras nacionais, a desenhista desenvolve as interpretações tecnológicas da sua arte de maneira personalizada para a Moldura Minuto. “Eu gosto de trabalhar com a Moldura Minuto porque é uma forma de disseminar meu trabalho em regiões em que eu não teria acesso. Essa distribuição de imagens exclusivas só a Moldura Minuto tem!”. Vem ver nesse post alguns dos trabalhos incríveis de Rosali Plentz, uma artista contemporânea de grande talento.

Os caminhos de criação das gravuras de Rosali Plentz

É muito interessante imaginar como um artista desenvolve suas obras de arte. Rosali Plentz revela que suas gravuras exclusivas para a Moldura Minuto são concebidas a partir de três caminhos e que isso não interfere na qualidade e beleza das mesmas. “Para mim, o mais importante não é a forma de criar, mas o resultado final. Eu não uso perspectivas, eu vejo as coisas achatadas. E o que dá ideia de volume são as cores”, declara a artista.

O primeiro exemplo de suas técnicas está nesta obra acima. Ela reuniu objetos (vários canudinhos), em seguida fez a armação com os mesmos e registrou por meio de fotos. Depois manipulou a imagem no computador através do programa Photoshop. 

Já este segundo projeto foi desenvolvido, primeiramente, em um tablet. A partir daí iniciou-se um processo de reformulação com a ajuda de um banco de cores até alcançar a imagem ideal. Após isso, a arte também foi transferida ao Photoshop para o acabamento final antes da impressão. “Quando eu crio direto no tablet eu faço composições, ou seja, de uma única figura eu extraio outras”.

E o terceiro caminho de concepção das obras autorais de Rosali Plentz para a MM é produzir os desenhos a mão. Neste caso, uma imagem foi pintada com tinta acrílica. Em seguida, o quadro é fotografado, tornando-se uma versão digital, que é o caso desta gravura acima. “Eu desenho, depois fotografo e vou para a rua e tenho mais ideias. Com isso, elaboro diversas possibilidades no computador. Estou fascinada pela tecnologia”, conta entusiasmada. Acesse o site da Moldura Minuto para ver suas criações artísticas disponíveis para venda.

Do escritório à residência: a universalidade das obras de Rosali Plentz

Por trabalhar com a linearidade, as peças de Rosali Plentz são universais, isto é, se enquadram em qualquer ambiente e proposta de décor. Esta gravura acima, disponível no site da MM, rouba a cena na sala de reunião e ao mesmo tempo proporciona sobriedade e elegância. “Este trabalho é um desenho do emaranhando de fios da cidade. Após criá-lo eu fotografei o meu desenho”, explica.

Abaixo, a mesma obra, dessa vez aplicada em uma sala residencial. A arte fez uma bela composição com os outros quadros, que trazem os mesmos tons.

Leia também:
Como causar impacto na decoração por meio de quadros

Agrupamento e fragmentação nas obras de Rosali Plentz

Podemos dizer que as ideias de Rosali Plentz são enigmáticas. As frações geométricas são capazes de nos remeter à globalidade, como acontece com a escolha assertiva desta peça contrastando incrivelmente com o mix de texturas do ambiente. “Esse quadro é um típico trabalho digital disponível no acervo MM – com exclusividade. Ele é um acúmulo de várias gravuras digitais que eu coloquei uma sobre a outra. Então o agrupamento de janelas e construções de um centro urbano está bem representado neste exemplo”.

A simetria do criativo com a naturalidade de Rosali Plentz

As artes na parede deste belo quarto surgiram a partir de uma fotografia tirada por Rosali da sua mesa de trabalho, espaço que – é claro – acumula tintas de suas diversas criações. “Selecionei um pedaço do móvel e fotografei. Realmente achei que estava pronto e perfeito. E esse foi o resultado”. Plentz ressalta que isso é uma amostra de que o olhar do artista precisa estar sempre atento ao que lhe interessa: sejam cores, linhas, planos, muros, enfim. “Estou sempre pronta com um celular na mão buscando inspiração. Depois disso fica na memória e eu recrio novas imagens sem olhar as fotos novamente”.

Entre Linhas: lançamento de Rosali Plentz para a Moldura Minuto

“É muito emocionante saber que um pedacinho do meu jeito de ver o mundo também encanta uma outra pessoa”, confessou Rosali durante live realizada pela unidade MM Curitiba por conta do lançamento de uma das mais recentes coleções da artista para a Moldura Minuto: a Entre Linhas. De acordo com ela, a influência para essas obras surgiu durante a pandemia “quando nos vimos entre demarcações, entre linhas, dentro de casa. Pensei em grades, paredes, janelas, muros…”. 

Acesse os links das respectivas artes da foto acima: quadro 1 quadro 2

Se você se identificou com o design único de Rosali Plentz, navegue no site da Moldura Minuto. Se precisar de orientações, lá você também pode conversar com um dos nossos consultores especializados. Uma ótima opção é procurar uma das lojas da marca espalhadas por todo Brasil e em alguns países da América Latina, afinal nada como montar seu projeto com a ajuda de profissionais que entendem do assunto.

Você pode escolher o tamanho ideal da gravura ou até mesmo o tipo de impressão, estilo e cor de moldura que mais combina com o décor do seu espaço preferido. De acordo com Márcia Zanoni Calcagnotto, proprietária da loja Moldura Minuto de Curitiba, “a impressão de obras em papel fotográfico ou Canvas, por exemplo, é uma democratização da arte. O cliente pode ter em casa uma criação artística como da Rosali por preços mais acessíveis.”

Está esperando o que para trazer todo o requinte do emaranhando urbano para sua casa?

Mais sobre Rosali Maria Schumacher Plentz

Nascida na cidade de Erechim / RS em 1958. Concluiu o curso de Licenciatura Plena em Educação Artística – Artes Plásticas, em 1978 pela Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil. Reside e mantém atelier em Porto Alegre onde ministra aulas, e participa ativamente de projetos e atividades de artes visuais.

Fontes:
Delphus Galeria
Rosali Plentz Instagram: @rosaliplentz
Márcia Zanoni Calcagnotto – Moldura Minuto Batel/ Curitiba
Instagram: @molduraminutobatel




Faça seu orçamento pelo whatsapp!